sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tunga — Tubo sem Asas

Há cerca de 1.400 espécies diferentes de pulgas no mundo. Já sofreu o desconforto de ser atacado por elas? Ninguém gosta duma picada de pulga, mas, visto que a maioria das pulgas não vivem no hospedeiro, mas apenas se alimentam dele, a presença duma pulga pode ser um bom lembrete para se fazer uma limpeza mais cabal da casa ou para dar um pouco mais de atenção ao bichinho de estimação.
Ao longo da costa do Peru, e em outras áreas tropicais da América Central e do Sul, vive o membro mais incomodativo da família das pulgas — a tunga. No Peru, a tunga, ou bicho-de-pé, é conhecida como pique. As fêmeas fecundadas se grudam às patas do gado, tais como o bovino ou o suíno — ou das pessoas — e penetram no tecido mole entre os dedos, debaixo das unhas dos pés, ou qualquer outro local em que possam fixar-se.
A tunga se enfia sob a pele, deixando de fora a ponta de seu abdome. Seu aparelho respiratório, seu ânus e seu ovopositor (órgão de pôr ovos) ficam assim fora da vítima. Seu abdome então incha ao tamanho de pequena ervilha, em questão de dias, e logo passa a pôr milhares de ovos no solo. Quando a tunga por fim morre, ela permanece na ferida que formou em seu hospedeiro; isto pode provocar inflamação e, se não for cuidado, grave infecção, o tétano ou, o que é pior, a amputação do dedo do pé! Trata-se, contudo, duma ocorrência rara, uma vez que a presença do inseto é logo constatada e a vítima afligida prefere sofrer a dor da extração da inteira ferida, junto com seu causador, que tem forma dum pavio.
Dentre os quase um milhão de espécies de insetos já identificados e dotados de nomes por parte do homem, quantos conhece? Dentre os que conhece, pode explicar suas características? A idéia de pesquisar cabalmente esse assunto nos causa espanto. Mas, quão fascinante é este desafio!
Assim, da próxima vez que revirar uma pedra, enfiar uma pá no solo e ouvir um zumbido na brisa do ar, não se encolha diante dum inimigo em potencial — examine mais de perto um possível amigo. Ao fazê-lo, sem dúvida encontrará beleza, objetivo, talvez até alguma diversão, e bastante sabedoria para justificar um certo estudo e contemplação.

Nenhum comentário: