terça-feira, 15 de junho de 2010

Como a Sra. Mosquito “Pica”

Visto que é provável que já tenha sido vítima do mosquito, merece saber como isso aconteceu. Bem, a fonte de irritação não é uma boca que se abre e fecha sobre o leitor. Antes, é a probóscide da fêmea do mosquito que causa a tortura. Formando seu centro, há seis estiletes, lancetas parecidas a agulhas colocadas em seis diminutos sulcos. Para sermos mais específicos, dois estiletes são mandíbulas, dois são maxilares, um é o lábio superior e o último é uma lanceta com um canal salivar. Quando não estão em uso, estes estiletes são cobertos pelo lábio inferior, que prontamente sai do caminho quando a Sra. Mosquito decide ‘picá-lo’. Ela o pica com sua probóscide armada, e talvez nem se dê conta da ferida a menos que ela atinja um lugar sensível, porque a “madame” lhe dá um analgésico de curta atuação.

Terminada a picada, a saliva da Sra. Mosquito flui livremente na ferida. Visto que ela afina seu sangue e o impede de coagular-se, ela não tem dificuldades em sugá-lo por meio dum sulco em seu lábio superior, assim como uma pessoa talvez tome uma soda limonada por meio dum canudinho. Terminada a bebedeira, a “madame” remove sua “agulha” e voa embora, muito satisfeita, levando três a quatro vezes mais do seu sangue do que o próprio peso dela. Sem querer, você contribui para o aumento da população dos mosquitos, pois a Sra. Mosquito precisava de seu sangue para desenvolver os ovos dentro do corpo dela.

Visto que somente as fêmeas atacam os humanos e os animais, talvez você tenha uma atitude mais amigável para com o macho. Ele se alimenta do néctar das plantas. Em realidade, tais sumos são o principal alimento da fêmea também, mas talvez fique pensando sobre isso depois dum encontro que o deixa com uma picada que coça.

Nenhum comentário: