sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Maior Família da Terra

Há quase um milhão de espécies descritas de insetos já identificados pelo homem — mais espécies do que todos os demais animais considerados juntos. Isso representa que, se aprendesse o nome de 100 espécies por dia, levaria mais de 27 anos para saber os nomes de todas as espécies conhecidas! Algumas fontes, porém, indicam que existem ainda milhões de espécies entômicas não-identificadas.
Falando-se em sentido estrito, nem toda criaturinha rastejante é um inseto. Como se identifica um inseto? É muito simples. Seu corpo se divide em três partes (cabeça, tórax e abdome). Possui um par de antenas. Agora, conte as pernas. Se tiver seis, é um inseto. Se houver mais ou menos de seis, não é. Por exemplo, as aranhas, que têm quatro pares de patas ambulatórias, não são insetos, falando-se de forma estrita, mas pertencem a uma classe conhecida como aracnídeos.
Como contribuem os insetos para a teia de vida aqui na Terra? Bem, o homem já sente apreço pelo papel dos insetos tais como as abelhas e as borboletas (mariposas) na polinização vegetal. E as formigas? Ora, em apenas cerca de meio hectare, estes pequeninos insetos movimentam toneladas de solo num ano, soltando-o e arejando-o! As baratas e os besouros se alimentam de matéria em decomposição; seus próprios excrementos nutrem o solo. Diversos insetos servem de alimento para o homem, tais como as locustas, os grilos, os térmites, as formigas e os grandes besouros. É dos insetos que o homem obtém mel, cera de abelha, seda, goma-laca, tinturas e substâncias de valor medicinal.
Embora pareça estranho, os insetos até mesmo contribuem para o deleite do homem. Talvez tenha apreciado o cricri do grilo, o zumbido de abelhas atarefadas numa tarde tépida de verão, ou a dança noturna dos vaga-lumes. Ora, na selva amazônica pode-se observar crianças brincando com grandes besouros presos a um barbante!
Na verdade, alguns insetos são terríveis pragas ou são transmissores de doenças. No entanto, a maioria deles não é nossa inimiga. Antes, destroem ervas daninhas ou apenas fornecem alimento para peixes, aves, répteis, mamíferos, e para outros insetos. Examinemos mais de perto alguns deles.

Nenhum comentário: