sexta-feira, 4 de junho de 2010

Insetos

No estágio adulto, estes invertebrados se distinguem por um corpo que consiste em três segmentos, cabeça, tórax e abdômen, com seis patas, um par de antenas, e, em geral, duas ou quatro asas.
A linguagem pitoresca da Bíblia refere-se aos insetos como ‘andando de quatro’. Moisés obviamente sabia que os insetos têm seis patas. Assim, tal referência é, sem dúvida, ao seu modo de andar, em vez de ao número de patas. Há insetos alados, incluindo as abelhas, as moscas e as vespas, que andam sobre suas seis patas do modo como andam os animais quadrúpedes. Outros insetos, tais como os gafanhotos, estão equipados de duas patas aptas para o salto, e, assim, literalmente usam as outras quatro patas para rastejar. — Le 11:20-23.
As mais de 800.000 variedades conhecidas de insetos apresentam um panorama contrastante. Ao passo que alguns têm coloração sombria, outros são revestidos de tons brilhantes e de lindos padrões. Acham-se representados neles todos os matizes do arco-íris. Em tamanho, os insetos variam de besourinhos tão pequenos que podem passar pelo buraco duma agulha, até curiosos “bichos-pau” que medem mais de 30 cm de comprimento. Entre os insetos, é possível encontrar comunidades organizadas: construtores, agricultores, manufatureiros, voadores de longa distância, peritos saltadores, nadadores e cavadores. Através do estudo e da observação, o homem pode aprender muito dos insetos, sobretudo, que são criações de Deus, dotados de sabedoria instintiva, não por acaso, mas pela Fonte de toda a sabedoria, Jeová. — Jó 12:7-9.
Embora muitos se inclinem a encarar os insetos como pragas que estragam plantações e os bens do homem, além de disseminarem doenças, realmente apenas uma pequeníssima porcentagem de insetos pode ser chamada de prejudicial sob as atuais circunstâncias. A maioria pode ser classificada quer como neutra, quer como direta ou indiretamente benéfica para o homem.
Os insetos têm importante ligação natural com as plantas. Estima-se que 85 por cento das plantas floríferas dependem, quer completa, quer parcialmente, da polinização feita por insetos. Os insetos desempenham também um papel benéfico como enriquecedores do solo e eliminadores de restos. Produzem-se corantes e goma-laca de cochonilhas. No Oriente Médio, insetos, tais como gafanhotos, há séculos são usados como comestível. Se não existissem insetos, o mel e a seda não seriam conhecidos.
Os insetos deveras ocupam um lugar importante com relação ao restante da criação terrestre. Observou Carl D. Duncan, professor de entomologia e botânica: “Não é exagero dizer que os insetos determinam o caráter do mundo do homem de maneira muito mais ampla do que ele próprio o faz, e que, se eles de repente desaparecessem completamente, o mundo mudaria tanto que é extremamente duvidoso que o homem pudesse manter qualquer tipo de sociedade organizada que fosse.” — Annual Report of the Smithsonian Institution (Relatório Anual do Instituto Smithsonian), 1947, p. 346.

Nenhum comentário: