terça-feira, 1 de junho de 2010

Como Opera




A dama com a lira gosta de água limpa e fresca para depositar seus ovos, e tem faro infalível para isso. Com efeito, pode-se realmente capturar ovos por se usarem recipientes de água fresca. Ponha esta armadilha numa sombra e se houver por perto um pernilongo prenhe não demorará para haver ovos. Calhas, vasos, latas, barris de chuva, buracos em árvores ou até mesmo poças de chuva — todos estes são lugares prováveis para seus ovos. São precisos ordinariamente nove dias para um pernilongo adulto se desenvolver do ovo. E é aqui que certa característica conhecida como perseverança ovular torna-se evidente.

Ao passo que os ovos do pernilongo Anopheles, o portador da malária, começam todos a chocar ao mesmo tempo e têm de chocar dentro de uma semana, senão morrem, se não houver condições de umidade, acontece diferente com os ovos da Aëdes aegypti. A chocagem de seus ovos é oscilante, e mesmo quando condições de seca persistem por algum tempo, estes ovos podem ficar dormentes por até um ano e ainda chocarem quando retorna o tempo úmido.

Quão fácil, então, é para esta dama da lira enviar sua progênie em viagens de muitas centenas de quilômetros! Navios grandes e pequenos que fazem percursos interinsulares e internacionais entre os portos das Caraíbas e da América do Sul oferecem as melhores acomodações. Tudo que é preciso é uma pilha de pneus usados no convés aberto, ou qualquer outro recipiente que retenha água. A Sra. Pernilongo simplesmente põe seus ovos e lá se vão eles para lugares distantes.

Nenhum comentário: