sexta-feira, 4 de junho de 2010

Insetos — amigos ou inimigos?

Do correspondente de “Despertai!” no Peru
O PÚBLICO prestava total atenção ao orador, sem ligar para o calor e a umidade tropicais que permeavam o salão. Subitamente, entrou pela janela um intruso, com enormes asas azul-esverdeadas iridescentes! Para o susto de certa senhora, que não conhecia os insetos locais por ser norte-americana, o intruso se dirigia para ela!
Sua primeira reação foi lançar seu caderno de anotações sobre ele. Quando isto não reduziu o interesse dele, ela recorreu à ajuda do marido. A situação voltou ao normal quando se descobriu que o intruso era um enorme, porém inofensivo gafanhoto.
Qual teria sido sua reação? Sem dúvida, os insetos podem motivar uma reação bem dramática por parte de alguns. Mas será sempre justificada tal reação? Ou, expressando-nos de outro modo: São os insetos amigos ou inimigos? ‘Os insetos incomodam tanto!’ — talvez diga. ‘Mordem. Picam. Estragam piqueniques. Quem é que precisa deles?’
Todavia, estas criaturinhas desempenham um papel vital nos sistemas de vida aqui na Terra. É possível que, por se familiarizarem melhor com o mundo dos insetos, muitos percam seus receios.

Nenhum comentário: