terça-feira, 15 de junho de 2010

São Todos os Mosquitos Vetores de Doenças?

Essa pergunta é bem cabível, visto que a maioria das pessoas ouviram dizer que tais insetos transmitem várias doenças. Quando irrompeu a febre amarela em Nova Orleães, Luisiana, o “culpado” revelou-se ser um tipo de mosquito que aparentemente preferia depositar seus ovos num vaso de flores. Ora, tais insetos germinavam na água dos vasos de flores depositados sobre os túmulos das vítimas da febre amarela!

Lá atrás, em 1878, verificou-se que o mosquito Culex quinquefasciatos transmitia a filariose, doença que faz com que as glândulas e membros inchem e, às vezes, resulta na elefantíase. Em questão de outros nove anos, certos tipos de mosquito Anopheles foram identificados como vetores da malária. Em 1900, soube-se que a febre amarela era transmitida pelo Aëdes aegypti.

Certos mosquitos realmente transmitem mais de uma dúzia de doenças humanas. Na realidade, contudo, bem poucas espécies são vetores de doenças. Assim, não precisa preocupar-se, necessariamente, quando é atacado por tal inseto. Todavia, talvez fique imaginando por que tais criaturas o escolhem, em primeiro lugar. Com efeito, poder-se-ia indagar:

Nenhum comentário: