terça-feira, 15 de junho de 2010

Check-up Físico

O corpo do mosquito adulto se compõe de cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça há dois olhos compostos com milhares de lentes, cada olho podendo funcionar de modo independente. Entre os olhos há duas antenas, com as quais o inseto ouve e cheira.

A parte ameaçadora da anatomia do mosquito é uma boca em forma de funil. Ampla na cabeça, estreita-se numa probóscide tubular. Incidentalmente, apenas a Sra. Mosquito poderá “picar” o leitor. Os “rapazes” da “família” não se acham equipados para causar-lhe tal tortura. Mas, diremos mais sobre isso depois.

Um pescoço curto liga a cabeça ao tórax. A este estão ligados os três pares de patas do inseto, bem como duas asas onde se vêem claramente as veias que transportam o sangue. Escamas, às vezes bem coloridas, recobrem as pontas das asas e as veias. O zumbido que ouve quando um mosquito se aproxima é o som de suas asas em movimento. Partes semelhantes a varas (halteres) por trás das asas habilitam o inseto a manter o equilíbrio. Durante o vôo, vibram à mesma taxa que as asas. Também, por criar vibrações harmônicas no ar e em seu tórax, diz-se que o mosquito consegue “mais batidas de suas asas do que seus nervos ou músculos poderiam manter sozinhos”.

No longo abdômen tubiforme do mosquito se localizam o estômago e os intestinos. O inseto respira por meio de pequenas cavidades chamadas espiráculos. Há oito pares deles no abdômen e dois pares no tórax.

O corpo do mosquito acha-se recoberto de um invólucro elástico. E estes insetos aflitivos existem numa variedade de cores. A maioria deles são negros, castanhos, bronzeados ou cinzentos, mas alguns são verdes ou azuis. Sinais de cores branca ou claras aparecem nas costas, asas ou patas, num bom número de espécies, embora seja improvável que admire seus enfeites quando está sendo picado.

Nenhum comentário: