sexta-feira, 4 de junho de 2010

As Correições

Já observou a irresistível marcha de formigas agressivas? A marcha de centenas de milhares de formigas-correição, ou formigas-legionárias, é um dos espetáculos mais assombrosos do mundo entômico. Qualquer objeto em seu caminho é devastado por estas colunas militantes; um cavalo preso com uma corda ou um píton letárgico pode ser reduzido a simples ossos em questão de horas! Diferente de outras espécies de formigas, a correição tropical não faz um ninho, porém marcha, ou avança, quase que constantemente, em sociedades que medem, por vezes, 14,6 metros de largura.
Turmas de batedores, com cabeças grandes e impressivas mandíbulas parecidas a foices, lideram o avanço, deixando pelo caminho um rasto odorífero. A coluna principal de formigas segue sua trilha odorífica. Percorrendo mais de 200 metros por dia, e movendo-se apenas a luz do dia, esta expedição atua por cerca de duas semanas em sua busca voraz e frenética de alimentos, especialmente para nutrir as larvas que são levadas junto. Daí, há uma pausa no avanço, à medida que a rainha deposita de 100.000 a 300.000 ovos; depois de cerca de 20 dias, quando tais ovos se tornam larvas famintas, começa de novo a migração. E quem imaginaria que este temível exército de soldados e de operárias, em toda a frenética atividade, é cego!
A correição é a ‘vassoura nova que varre bem’, limpando a trilha de todos os gusanos, larvas ou quaisquer outras criaturas apanhadas desprevenidas. Ora, alguns naturais da região ficam contentes de deixá-las passar por suas casas rústicas, apenas para ter uma limpeza geral na casa!

Nenhum comentário: