terça-feira, 15 de junho de 2010

Enfrentar o Inimigo

Para afastar a ameaça da noite, as pessoas que moram nos trópicos amiúde dormem sob mosquiteiros. Também, vários outros passos podem ser dados para se evitar as doenças transmitidas por mosquitos. Uma forma de se impedir a febre amarela é pelo uso duma vacina. O controle da malária vai do uso de inseticidas à drenagem dos pântanos, e ao espalhamento de substâncias químicas ou oleosas sobre áreas de reprodução. Fina película de óleo sobre a água impede que as larvas respirem, porque não conseguem obter ar na superfície.

O controle da filariose depende, mormente, do uso de repelentes de insetos e inseticidas. O homem tem combatido os insetos por drenar pântanos ou espalhar inseticidas sobre grandes áreas dos campos e das florestas. As pessoas usam inseticidas em aerossóis em suas casas, esperando pôr fim às incursões dos mosquitos.

Como funcionam os repelentes? Bem, a corrente de ar úmida, tépida, carregada de bióxido de carbono ao redor duma pessoa atrai os mosquitos. Os pêlos sensoriais de suas antenas detectam a corrente e os insetos por fim localizam a fonte. Mas, os repelentes de insetos em geral enganam a Sra. Mosquito, porque estes, pelo que parecem, impedem que os sensores da umidade de suas “antenas” funcionem normalmente. De certo modo, ela fica com a idéia de que perdeu seu objeto e, assim, voa para outra parte.

Experiências feitas pelo Dr. W. A. Brown, da Universidade de Ontário Ocidental, Canadá, indicam que a espécie de roupa que veste influi em sua “atração”, no que tange aos mosquitos. Allen Rankin escreve: “Nas suas experiências, o Dr. Brown verificou que um décimo dos mosquitos pousaram em roupa branca em comparação com as escuras. Em geral, quanto mais clara era a cor, menos mosquitos atraía. A tonalidade mais evitada — o cetim luminescente.” — Marvels & Mysteries of Our Animal World (Maravilhas e Mistérios de Nosso Mundo Animal).

Nenhum comentário: