domingo, 23 de maio de 2010

A resistente barata




EMBORA milhões de pessoas tenham ouvido a alegre e ritmada canção folclórica mexicana “La Cucaracha” (A Barata), não são muitas as donas-de-casa que realmente começam a cantar ao verem estes pequenos insetos correndo para se esconder na cozinha. Para a maioria, as baratas são uma praga incomodativa. Elas não têm aparência atraente, pelo menos para nós. Transmitem doenças. Seu cheiro forte é repulsivo.

Todavia, apesar de tal repugnância sentida pelos humanos, as baratas continuam a proliferar. Sua grande capacidade de reprodução, junto com a escassez de inimigos naturais, e da habilidade delas em adaptar-se e proteger-se, rapidamente gera uma população surpreendente. A comum barata-alemã, por exemplo, pode facilmente ter mais de 35.000 descendentes num ano. Isso é a média, e não o máximo, que poderá ultrapassar 100.000 baratinhas num ano. Como assim? A ooteca, ou casulo, da barata-alemã poderá conter até 48 ovos. A fêmea produz sete ootecas durante sua vida média de 140 dias. Se tudo correr bem com as baratas, cada fêmea de todas as gerações produzindo a mesma quantidade de ovos, dezenas de milhares de baratas são geradas num período notavelmente curto.

A maioria das mais de 3.500 espécies de baratas vivem ao ar livre, sem ser notadas pelos humanos. Mas algumas, tais como a barata-alemã, preferem morar em prédios construídos pelo homem. Na realidade, os nomes nacionais (alemã, americana, australiana, oriental, e assim por diante) realmente não têm significado. Os europeus, segundo se afirma, davam às baratas o nome dos países vizinhos. Os romanos as chamavam de lucifuga, devido ao hábito de fugirem da luz. A palavra inglesa “cockroach” deriva-se do termo espanhol cucaracha.

Há entomologistas que informam ser feliz a vida familiar das baratas. Tem-se observado baratas adultas que carregam as baratinhas nas costas. Notaram-se mães que ajudam os filhotes emergentes a sair da cápsula do ovo. Depois da eclosão do ovo, elas não raro são mantidas juntas e são criadas pela mãe, e uma colônia de ninfas, ou insetos jovens, geralmente se acha junto com algumas das baratas mais velhas.

Nenhum comentário: