sábado, 22 de maio de 2010

Polinização e Melhoramento do Solo

Um de tais serviços vitais tem que ver com a relação entre os insetos e as plantas. Tem-se calculado que 85 por cento das plantas florescentes dependem da polinização dos insetos.

Entre os muitos insetos que cumprem esta função se acham as abelhas melíferas, as mamangabas, as moscas, os besouros, as traças e as borboletas. E, se tais insetos não fizessem seu trabalho, muitas destas plantas, talvez a maioria delas, morreriam. Isso afetaria, não apenas as lindas flores que adicionam tanto prazer à vida do homem, mas também seu suprimento alimentar. O homem deveras estaria em grandes dificuldades.

Os insetos desempenham também um papel benéfico como necrófagos e melhoradores do solo. A matéria morta vegetal e animal atrai muitos tipos de insetos. Comem esta matéria morta e seus sistemas digestivos a transformam em diferentes combinações químicas. Desta forma, a matéria morta é transformada em alimento que pode ser usado pelas plantas.

Não só os produtos de sua excreção, mas os próprios insetos por fim se transformam em alimentos para as plantas. Isto acontece ao morrerem e se decomporem seus corpos, desta forma aumentando os fertilizantes do solo.

Os insetos também ajudam a aumentar o rico solo arável. Isto é feito por trazerem os insetos, de forma contínua, partículas do subsolo à superfície. No processo, escavam túneis no solo, e isto também ajuda. Torna possível que a água se infiltre no solo e, ao mesmo tempo, o areja.

Nenhum comentário: