sábado, 22 de maio de 2010

Em Que Pé Está a Guerra Atualmente?

Mas, a guerra está longe de ser vencida. As pragas entômicas ainda consomem 40 por cento das safras de alimentos do mundo. “Jamais venceremos realmente”, diz o entomólogo David Pimentel, “porque os insetos são tão difundidos no mundo que é absolutamente impossível mantê-los longe das safras e dos alimentos”. Ainda há muito que fazer para controlar a mariposa-do-fumo, a lagarta-dos-cereais africana, o gorgulho-do-algodão, o escarabídeo daninho, a mosca aleurodídea (whitefly), o pulgão verde, a limantria, a formiga-de-fogo, a mariposa do espruce, a barata, o cupim, a mosca-doméstica e o mosquito — para citarmos apenas algumas das pragas agrícolas, ambientais e domésticas, que ainda afligem a humanidade.

Os cientistas ainda experimentam novas armas: hormônios que interferem no crescimento normal, feromônios (odores sexuais dos insetos) que perturbam seu acasalamento, agentes patogênicos que provocam moléstias e anoréxicos que eliminam o desejo do inseto de comer. Mas, ainda são necessários muitos testes antes que se comprove sua eficácia e inocuidade para com o homem. No ínterim, ainda se usa amplamente os pesticidas químicos, à medida que muitos optam pelo extermínio rápido, em vez de pelos mais lentos controles biológicos. Os cientistas, porém, temem que, devido ao aumento da resistência dos insetos, seu arsenal químico talvez se esgote logo.

A solução final reside, não no homem, mas na intervenção da parte de Deus para estabelecer uma trégua e fazer com que todas as coisas retornem ao seu equilíbrio perfeito. Em breve, na justa Nova Ordem de Deus, o homem nem mais pensará sequer em guerra.

Nenhum comentário: