sábado, 22 de maio de 2010

O Homem Ainda Tem Muito a Aprender

O conhecimento do homem sobre os insetos ainda é muito incompleto. A cada ano, de 7.000 a 10.000 novas espécies de insetos são descobertas. A relação entre milhares de insetos e a vida animal e vegetal ainda é desconhecida. Mas, o que já se aprendeu mostra que os insetos ocupam importantíssimo lugar na terra. Observou Carl D. Duncan, professor de entomologia e botânica:

“Talvez seja impossível visualizar adequadamente a totalidade dos efeitos proveitosos que os insetos exercem direta ou indiretamente sobre o bem-estar humano, porém os benefícios são incalculavelmente grandes.”

Amiúde, o lado negativo dos insetos recebe maior atenção. A mosca, exemplificando, é associada comumente com a transmissão de doenças. Mas, quantas pessoas pensam em seu papel como necrófaga e melhoradora e conservadora do solo, quando no estágio de larva? E, não sabia que não se conseguiu estabelecer plenamente a culpabilidade da mosca doméstica? Afirma Scientific American:

“A lista de doenças humanas e animais de que são acusadas de transmitir agora se situa em mais de 65. . . . Todavia, a evidência ainda é apenas circunstancial. A reputação das moscas domésticas é a de um homem acusado de homicídio porque foi encontrado ao lado da vítima com um revólver carregado nas mãos. Na maioria dos casos, não se pode provar conclusivamente que as moscas em pauta puxaram o gatilho do revólver.”

Nenhum comentário: