sábado, 22 de maio de 2010

Outras características



No mundo dos insetos, cada espécie tem suas próprias características, às vezes bem incomuns. Algumas mariposas, por exemplo, precisam de sal e umidade para viver e por isso sugam as lágrimas dos búfalos. Certos insetos, equipados com um potente anticongelante, habitam cumes gelados de montanhas e passam a vida devorando outros insetos que sucumbiram ao frio.

Como mencionou o sábio Rei Salomão há milhares de anos, a formiga em especial é muito trabalhadora. Salomão escreveu: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; vê os seus caminhos e torna-te sábio. Embora não tenha comandante, nem oficial ou governante, prepara seu alimento no próprio verão; tem recolhido seus alimentos na própria colheita.” (Provérbios 6:6-8) O fato de as formigas não terem governante é ainda mais notável porque algumas de suas colônias têm mais de 20 milhões de insetos! Mas essas “metrópoles” funcionam perfeitamente, pois cada formiga cuida de uma determinada tarefa para que a colônia inteira tenha comida, proteção e abrigo.

Talvez a mais impressionante “casa” de inseto seja o cupinzeiro. Alguns deles têm 7,5 metros de altura. Essas maravilhas da engenharia têm sofisticados sistemas de ar condicionado e hortas subterrâneas de fungos. O mais impressionante é que os cupins que constroem essas torres são cegos!

Nenhum comentário: