domingo, 23 de maio de 2010

Deixar a Casa Livre Delas

“Como foi que tais insetos penetraram em minha casa?”, pergunta a dona-de-casa. Bem, elas — ou seus ovos — podem ter vindo nas sacolas de compras, nos sacos de batata ou de cebola, em caixas de papelão com recipientes de bebidas. Podem ter entrado voando. Visto que uma barata consegue achatar-se, poderiam ter entrado bem por baixo da porta da frente. E, se você ou seus convidados visitaram um local infestado, elas podem ter pegado carona em seus sapatos ou em suas roupas. Nos prédios de apartamentos, elas conseguem entrar pelas rachaduras nas paredes ou pisos, ou pelas “estradas das baratas” — os canos comuns de água e de vapor.

Como se consegue fazer com que se mudem da casa e não voltem mais? É essencial que haja insistente limpeza. Prováveis esconderijos, tais como rachaduras e gretas no piso, em tampos de armários ou respiradouros, devem ser limpos com freqüência. Mantenha limpas todas as áreas em volta de fogões, refrigeradores e armários de cozinha. Limpe completa e imediatamente quaisquer líquidos derramados e migalhas. Não deixe louça suja à noite, numa pia ou num armário. Mantenha os alimentos guardados em recipientes bem vedados. Visto que comida seca para cães e gatos constitui um banquete para as baratas, é melhor estocá-la num recipiente com tampa e evitar pôr mais comida no prato do que seu bicho de estimação possa comer. Examine se as sacolas de compras e caixas de papelão com refrigerantes trazem insetos escondidos e os ovos deles. Remova diariamente os resíduos e o lixo da casa. Conserte todas as torneiras que vazem. Lembre-se, porém, que ao passo que manter a cozinha limpa fará com que Dona Cucaracha não se sinta bem-vinda na cozinha, se tomar suas refeições na sala de estar ou num outro recanto da casa, poderá verificar que a convida para visitá-lo ali.

Caso um aposento fique muito infectado, talvez seja preciso usar algum inseticida. Usar inseticida demais, contudo, poderá surtir um efeito contrário. As baratas ou evitarão o veneno, ou se tornarão imunes a ele. Assim, leia o rótulo com cuidado e siga as instruções de forma exata. Preste atenção às precauções, e tenha especialmente em mente as crianças, as pessoas idosas ou qualquer pessoa que apresente problemas respiratórios.

Grave infestação amiúde exige serviços profissionais. Sendo que leva 30 dias para os ovos das baratas eclodirem, talvez sejam necessárias aplicações mensais de inseticida por algum tempo. Se chamar um profissional, o seguinte será de ajuda: Limpe cabalmente a cozinha antes de ele chegar, e certifique-se de que os alimentos e os pratos sejam retirados dos armários. Pratos e utensílios podem ser temporariamente colocados sobre uma mesa e protegidos com uma toalha de plástico. Alimentos podem ser colocados no forno ou no refrigerador. Se o técnico de controle de pragas lhe der algumas sugestões ou fizer recomendações, certifique-se de considerá-las.

Já faz algum tempo que se trava uma guerra contra as baratas. E as baratas estão reagindo. Elas se tornaram resistentes à maioria dos pesticidas que têm sido usados através dos anos. Atualmente, os cientistas estão recorrendo a armas biológicas. Desenvolveu-se um novo composto, um hormônio sintético chamado hidroprene, que impede que as baratas se reproduzam, mantendo-as no estado juvenil. No entanto, mesmo estéril, aquela geração continua viva. Assim, os resultados não podem ser vistos de imediato, a menos que se combine o hidroprene com outro pesticida.

Se tais pragas serão ou não eliminadas das casas é algo que só o futuro dirá, naturalmente. Até agora, la cucaracha tem persistido e está-se saindo admiravelmente bem.

Nenhum comentário: