domingo, 23 de maio de 2010

Elas Comem de Tudo

As baratas se alimentam de quase tudo. Comem tudo que os humanos comem, bem como muitas outras coisas, tais como couro, pêlos, papel de parede e carcaças de animais. Elas também comem livros — especialmente se estiverem manchados de suor — e comerão encadernações para chegar até a cola. Em algumas partes do mundo, não se pode usar o pergaminho para documentos legais, porque com muita freqüência ele é danificado ou destruído por baratas. Elas gostam de áreas imundas e de sujeira em geral, mas podem infestar até mesmo os locais mais limpos possíveis.

Na realidade, as baratas não precisam de muita comida. Uma dúzia delas podem passar uma semana vivendo da cola de apenas um selo postal. A água é mais importante para elas, sendo por isso mais freqüentemente encontradas em cozinhas ou banheiros.

As baratas têm sido acusadas de ser transmissoras de bactérias e vírus que causam hepatite infecciosa, envenenamento alimentar, infecções do trato urinário, infecções da pele, alergias e disenteria — para citar apenas alguns. Ao perambularem de um lado para outro, contaminam os alimentos e utensílios, e deixam um cheiro desagradável, que é o resultado da combinação de seus excrementos, do líquido que exsudam das glândulas olfativas e de um líquido de cor escura que regurgitam para amaciar o alimento antes de o comerem. Pratos que elas tenham sujado devem ser cabalmente lavados e depois escaldados; de outra forma, quando alimentos quentes forem colocados no prato, voltará o cheiro repulsivo.

Nenhum comentário: