segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vista de Perto

Ao passo que há formigas aos milhões, suponha que as examinemos mais de perto como indivíduos. Comecemos com a cor. Algumas formigas são amareladas, porém a maioria são negras, marrons ou vermelhas. “Mas, já ouvi falar também de formigas brancas”, talvez comente. “Que dizer delas?” Na realidade, as “formigas brancas” não são formigas de jeito nenhum. São térmites e pertencem a outra família de insetos.

Bem, agora uma palavrinha sobre sua anatomia. Seu corpo consiste em três partes: (1) cabeça; (2) tórax; e (3) abdômen. As formigas dispõem de vários centros nervosos, o maior deles sendo o cérebro, situado na cabeça dos insetos. A maioria dessas criaturas possui um olho composto em cada lado da cabeça. Estes olhos talvez consistam em seis a mais de mil lentes, cada uma sendo como diminuto olho. Adicionalmente, certas formigas aladas possuem três olhos simples por trás da cabeça. Embora a visão da formiga com freqüência seja muito turva, e certas formigas não disponham de olhos, pelo menos algumas formigas podem ver pedras e outras coisas e usar estes “pontos de referência” como guia em seus percursos.

Enquanto olha para a cabeça da formiga, observe as duas antenas que se estendem para fora. O tato, o paladar e o olfato estão todos associados a estes “órgãos táteis”. E queira não desperceber aquelas mandíbulas. Abrem-se e fecham-se lateralmente, e não para cima e para baixo.

Os três pares de patas da formiga são ligados ao tórax. Também as asas, se o inseto as tiver. Em seguida vem o abdômen, que contém o papo, em que o alimento é estocado e levado para outros da sociedade das formigas. O estômago e os intestinos da formiga estão situados logo abaixo desse papo, no seu abdômen. Uma coisa mais: Algumas formigas possuem um ferrão que causa dor. Com efeito, por meio de ferroadas, as formigas-de-fogo, segundo se sabe, chegam a matar as avezinhas que ainda não deixaram o ninho.

Nenhum comentário: