segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um Lugar Que Possam Chamar de “Lar”

O “lar” das formigas é apenas pequeno buraco, de início, ‘pequeno ninho que possam chamar de seu’. Pode ser simples buraco no solo ou sob algumas pedras. Certas formigas formam monturos ou formigueiros, por juntarem terra e raminhos ao redor e sobre seus ninhos. Lá dentro há corredores que ligam várias câmaras. Outras formigas cavam talvez cerca de cinco metros terra adentro, e seu emaranhado subterrâneo de câmaras e passagens pode tornar-se bem extenso. Ora, alguns ninhos de formigas abrangem quase meio hectare!

As sarassarás fixam sua casa na madeira. Ao passo que não consomem a madeira, abrem espaços nela por meio de mordidas. Isto não é tão ruim se seu lar vem a ser uma tora velha da floresta. Mas, outra coisa é se o “lar” delas vem a ser as vigas de sua casa. Ora, prédios podem cair porque as sarassarás estabelecem residência em seu madeiramento!

Algumas formigas tecem folhas juntas para fazer as paredes externas de suas casas. Ao fazerem isto, usam o material sedoso produzido pelas formigas em crescimento, ou larvas. Ao passo que algumas formigas adultas seguram as folhas no lugar, outras movimentam as larvas de um lado para o outro, costurando as bordas. Ainda outras formigas fabricam “cartolina”, usando partículas de madeira, e, possivelmente, um pouco de areia, sendo tudo cimentado com sua saliva. Mas, os insetos chamados formigas-correição não são construtores de casas. Simplesmente se agrupam em torno da formiga-mãe e seus filhotes, talvez pendurados numa tora, com suas patas enganchadas umas nas outras para formar um abrigo temporário.

Nenhum comentário: